Tratamento para os piolhos e lendias

Como matar os piolhos? Ou, posta a questão de outra forma, Qual o melhor remédio para os matar?

  1. Os sintomas 

    Quem tem piolhos, coça a cabeça. Este é o primeiro sintoma que chama a atenção dos pais. O contínuo arranhar da cabeça é sinal que alguma coisa de errado se passa e o resultado é normalmente a existência de piolhos. Esta coceira intensa pode provocar sonolência nas crianças. Também pode  provocar inflamação nos gânglios cervicais e ser porta de entrada para infeções.

  2. Piolhos e falta de higiene

    Há uma associação entre a existência de piolhos e a falta de higiene. Ora uma coisa não tem nada que ver com outra, porque o muito lavar a cabeça não previne a existência de piolhos. É estranho o sentimento de culpa da parte dos pais quando admitem que os filhos estão afetados por este problema.

  3. Como surgem e como se transmitem

    Os piolhos não voam nem pulam de uma cabeça para outra. O máximo que pode acontecer é serem levados pelo vento. Sendo assim: como se transmitem? A resposta é pela partilha de objetos e pelo hábito que as crianças têm de estar muito próximos umas das outras. Assim seguem os seguintes conselhos para prevenir o aparecimento de piolhos:

    1. Não partilhar bonés, gorros, pentes travesseiros e almofadas

    2. Lave com água quente (60º) fronhas, lençóis e toalhas de quem está com piolhos. Muitas vezes os piolhos voltam a surgir porque se encontram ainda vivos dentro destes elementos. A lavagem regular (normalmente menor que 60º) não resolve o problema.

    3. Aspirar sofás, peluches, bonecas onde os perfumes podem ter ficado.

    4. Vigiar periodicamente com um pente aspirador o cabelo das crianças. O pente aspirador é vendido aqui no site. 

  4. Tratamento 

    É conhecida a resistência que estes invasores desenvolvem aos produtos que estão no mercado, o que torna esta resposta um pouco difícil. O produto que hoje funciona, no próximo ano já não nos dá garantias. Acreditamos que os piolhos já resolveram resistência a alguns produtos de tal forma que os produtos em vez de matar, engordam os piolhos. Por experiência própria a melhor solução para matar os piolhos chama-se vinagre.

  5. O uso de vinagre 

    Não interessa se é vinagre tinto ou branco ou se é ou não de marca mais ou menos conceituada. Use o vinagre da seguinte forma e ficará livre de piolhos:

    •        Molhar a cabeça toda com vinagre.
    •   Coloque uma toalha para proteger a cabeça mantenha-se assim durante 20 ou 30 minutos .
  6. Curiosidade sobre piolhos e lêndeas

    Antigamente havia homens com o ofício de limpar as cabeças das pessoas em Lisboa ( pelo menos nesta cidade assim era). O processo era muito simples: esses homens tinham um macaco e o macaco saltava para a cabeça da pessoa e fazia uma limpeza geral. Qual o preço? Nada mais nada menos que 1 pataco