Mário Lopes

Mário Lopes

Qual a importância dos aromas, perfumes e cheiros nas nossas vidas? O que pode revelar o sentido menos conhecido?

Loja online

O cheiro e a atração sexual

 

Porque é importante o cheiro?

O olfato é o nosso orgão mais primitivo e serve apenas para duas coisas: comida e encontrar parceiro (acasalar). Repare-se nos cães  na forma como usam o olfato e a resposta está dada: no que aos cheiros toca não somos diferentes dos cães.

Será que há feromonas no género humano?

No reino animal as feromonas são muito importantes para o estimulo sexual dos animais. É o seu cheiro próprio para acasalar. Há quem defendaa que não vale a pena comprar perfumes com feromonas porque a ciência ainda não provou a presença de feromonas em pessoas. Também é verdade que não o negou. Pensamos que este assunto ficará em banho-maria mais uns anos.

No entanto o nosso cheiro é parte da atração que sentimos uns pelos outros e por essa razão o cheiro concorre muito para o facto de nos sentirmos atraentes uns para os outros.

O cheiro é muito importante na escolha da mulher. A mulher tem como preocupação maior que os seus filhos sejam o mais fortes e resistentes possível, por isso a escolha no cheiro dos machos é baseada naquilo que se chama de Major Histocompatibility Complex (MHC), que é um grupo de genes que carateriza o sistema imunitário. Seguindo a evolução humana isto faz sentido, ou seja, as mulheres procuram num homem uma diversidade em relação aos seus genes, fugindo o mais possível de algo semelhante à consanguinidade. Sobre este assunto por favor consulte o seguinte artigo. Ainda sobre este assunto uma investigação recente sobre a genealogia da Islândia mostrou a reprodução entre humanos estava relacionada com as diferenças de parentesco mas que essas diferenças não deveriam ser muito grandes. Os primos em terceiro e quarto grau eram o ideal para par. Em resumo: procuramos os que nos estão próximos para maximizar o que temos de bom, mas não tão próximos que possamos cair na consanguinidade.

O perigos da pílula

É alarmante que alguns estudos mostrem que as mulheres que usam contracetivos (pílula) parecem não saber fazer esta escolha – ou seja esta aposta na diversidade – e os cientistas perante isto questionam-se: Será que um homem que tem uma relação com uma mulher enquanto esta toma a pílula poderá não ser desejado após a mulher deixar de tomar a pílula? Esta questão faz muito sentido e a conclusão parece ser: se o odor é importante no nosso relacionamento enquanto casal, a pílula parece mascarar/iludir as preferências da mulher. Sobre este assunto consulte o artigo seguinte. Portanto a paixão que pode acontecer quando a mulher toma a pilula poderá não ter lastro, porque a sua capacidade de escolha e seleção estava iludida.

Porque atrai o nosso cheiro?

Cada individuo produz uma aura em volta de si que reflete uma séria de informações: o seu sexo, idade e possivelmente outras coisa como estado de saúde. Não há muitas respostas sobre este assunto, mas acredita-se que o nosso cheiro está relacionado com as nossas hormonas. É certo que cheiramos diferente uns dos outros. É possível que os nossos diferentes tipos de hormonas façam com que produzamos químicos de cheiro diferentes.

O que é um bom cheiro?

Não é fácil, será quase impossível, caraterizar um bom cheiro, porque as classificação tem muito que ver com o observador/avaliador. Parece existir uma regra:“Os cheiros menos intensos têm melhor cheiro”. Um erro comum é mascarar o nosso cheiro completamente com perfume. Nos estudos realizados sobre este assunto mostram que, independentemente do perfume que usamos, as pessoas reagem positivamente ao odor corporal. Não estrague tudo e por isso não carregue no perfume.

Share this post

Gostou do Artigo?

Quer ser informado quando for disponibilizado novo artigo? Basta preencher o seu email.